segunda-feira, 3 de setembro de 2007

DESFAZENDO O MITO DA MONOGRAFIA

Monografia! Só de falar esse nome, meus queridos leitores universitários já se assustam. Em quase todas as graduações, ela é um requisito básico para a conclusão do curso. Dá um trabalho danado fazer a bendita pesquisa; são horas e horas de leitura pra, no final das contas, aproveitar pouca coisa no trabalho.

Mas, afinal de contas, que valor tem uma monografia, além de servir para conquistar o almejado diploma universitário? De fato, nenhum. Nada se produz em uma monografia, são apenas citações de autores. É "fulano diz isso", "segundo cicrano", "de acordo com beltrano", e por aí vai. E, terminado tudo, depois de apresentá-lo para a banca examinadora e receber a aprovação, seu trabalho estará contribuindo eternamente para a ciência, jogado em algum canto do arquivo morto da universidade...

3 Comentários:

Anônimo disse...

Sugeri a você pra participar de mais um meme na internet, qq coisa passa no massaquente pra ver do que se trata

flw

Marta Bellini disse...

Além do que muitos manda fazer a monografia, que passa a ser uma plurigrafia. Tenho um texto sobre MEUS tipos inesquecíveis...utilizados na mono ou plurigrafia....

Esileda disse...

Qdo me formei em 99, minha "obra" teve quase 300 páginas, menos de 2 anos depois, fiz minha mono da Especialização com apenas 60 páginas...é a evolução do conhecimento...!

Postar um comentário