sábado, 14 de julho de 2007

A FUNÇÃO DE BRANCO MELO

Outro dia peguei emprestado o DVD Lual MTV dos Titãs (que pelo jeito vou adquiri-lo pela lei do Uso Capião), mas só ontem tive tempo de “curtir” o negocio. A banda Titãs, pra quem não sabe, surgiu nos anos 80 junto com uma enxurrada de outras bandas do mesmo estilo, o dito rock nacional. Como peculiaridade, o Titãs possuía na sua formação original 8 integrantes pra lá de característicos (formação de banda de pagode?): o Paulo Miklos, pra quem não conseguiu visualizar a fera, é o clone do Serginho Groismam; o tal do Sergio Brito que até hoje continua usando o mesmo visual anos 80 (boné com a aba virada para trás e óculos escuros que ele pensa dar um ar de mistério); Toni Beloto, aquele que é o marido da Malu Mader; Charles Gavin, baterista que cultiva um mulet desde a época que mulet era moda (afinal, quando é que o mulet foi moda?); Arnaldo Antunes, o cara que se embrenhou no projeto Tribalistas junto com o Carlinhos Brown e uma dessas sapatas da MPB. Pra quem já ouviu alguma musica da carreira solo do cara, só recomendo quando você ta puto de raiva e ta afim de ficar mais puto ainda; Nando Reis, que cultiva um visual barba ruiva e sem duvida é um musico muito a frente dos outros integrantes da banda; Marcelo Fromer, o careca que morreu de forma trágica atropelado por uma bicicleta; e a figura do Branco Melo, que requer uma analise mais aprofundada.

Só pra constar: Arnaldo Antunes e Nando Reis já abandonaram o barco e já não fazem mais parte do grupo. Arnaldo hoje esta no ostracismo, enquanto que Nando Reis manda bem demais e todo mundo gosta, inclusive eu.

Branco Melo é aquele cara que fica lá no meio do palco durante as apresentações do Titãs estalando os dedos (ele faz isso como ninguem!) e dando palmadas nas coxas ao ritmo das musicas, ostentando um óculos escuro que já saiu de moda faz tempo, esperando o momento de fazer a sua participação especial: cantar a musica Flores. Sim, em uma banda com tanta gente, tinha que ter um cara inútil. E como nos trabalhos acadêmicos, sempre quando se tem um grupo muito grande, uns trabalham e os outros parasitam. Talvez Branco faça parte de um grupo especial de inúteis em equipes de trabalho. Sabe aquele cara que só fala abobrinha e sempre é solicitado a dar a primeira opinião para que o grupo perceba o que não deve ser feito e realizar o eventual descarte das idéias imbecis e fora de nexo? Da mesma forma acontece com Branco, o pessoal pede pra que ele crie alguma musica, e depois de apresentada os outros chegam a conclusão do que não deve ser feito. Acontece que o cara é chegado do pessoal e ta lá só por causa disso. Talvez seja o dono da bateria e dos microfones.

Mas será que custa muito o cara fazer umas aulinhas pra aprender a tocar algum instrumento musical? Provavelmente é tão tosco que, como “musico” que é, não tem a devida capacidade para aprender a tocar nem violão...

Recentemente (entenda recentemente como 2 anos atrás) os Titãs lançaram um novo CD, e conseguiram incluir uma outra musica para que Branco Melo não ficasse tão a toa durante as apresentações. Agora ele já canta duas musicas! “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Ultima Semana” é o nome da canção com que Branco Melo lança todo o seu sangue e “arrebenta” nos palco durante os shows.

Essa é a figuraça Branco Melo, que com o seu estilão de vovo paga a cerveja pra galera depois dos shows e da uma mãozinha aos roadies, que são os caras que pegam no pesado e carregam de um lado pro outro os equipamentos, instrumentos, tornando-se elemento indispensável a banda.



Bem ácido o texto do blog olouco meu. confiram!

0 Comentários:

Postar um comentário